domingo, 27 de setembro de 2009
Atividade 4.5 - Projetos de trabalho em sala de aula
ESCOLA ESTADUAL “DUNGA RODRIGUES”
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora responsável: Cirlei dos Anjos Andrade
Título do relato: LEITURA, PLURALIDADE CULTURAL E TECNOLOGIAS.
Materiais utilizados: Contos africanos, cartolina, tintas, papel canson, giz de cera, lápis de cor, fita adesiva, cola, DVD (Kiriku e a feiticeira) e Internet.
Objetivos:
• Assistir e apreciar o filme “Kiriku”.
• Expor oralmente o enredo das obras lidas;
• Escrever um texto, resumindo a lenda retratada no filme.
• Elaborar e expor um pensamento sobre o filme “Kiriku”.
• Reproduzir a lenda apreciada através de texto não-verbal.
• Utilizar-se da linguagem não verbal para criar painéis.
• Ler textos variados sobre lendas africanas.
• Produzir textos que representem o universo estudado.
JUSTIFICATIVA:
Cabe ao professor oferecer espaços e situações de aprendizagem que permitam aos alunos construir conceitos sem a preocupação em classificá-lo por disciplinas, mas ao contrário, perceber o todo, estabelecer relações significativas entre conhecimentos, expressar seu pensamento, registrar e publicar o que descobrem, partilhando suas idéias com outros sujeitos. Além dessa constatação, esse trabalho, busca, também, o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e desenvolvimento do senso crítico, tão necessário à formação do cidadão, este trabalha objetiva também, oportunizar atividades diferenciadas ao jovem leitor para que o mesmo possa de maneira prazerosa adentrar o universo da leitura.
Os assuntos abordados nas histórias lidas servirão para formar no jovem leitor a consciência coletiva e individual do que seja ser um cidadão livre e atuante, pois constarão de aventuras, preconceitos, mistério e de questões sociais.
PÚBLICO ALVO:
Este projeto destina-se aos alunos do 7º ano da escola “Dunga Rodrigues”.
METODOLOGIA:
Para que o trabalho seja desenvolvido de maneira organizada procuraremos seguir os passos abaixo:
01 – Apreciação do filme “Kiriku e a feiticeira”;
02 – Conversa informal sobre o filme;
03 – Produção individual de Texto resumindo o enredo do filme;
04 – Produção individual de texto não-verbal sobre o filme;
05 – Leituras de outras lendas para compreensão e contextualização;
06 – Produção de texto narrativo a partir do filme apreciado e de todos os textos analisados.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual, através do acompanhamento constante no desenvolvimento das atividades práticas e, da participação e envolvimento no decorrer de todas as etapas propostas.
DURAÇÃO:
O trabalho acontecerá no mínimo em 8 aulas durante o 3º bimestre 2009.
BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Cortez. 1997.
http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page325.htm
Artigo: PEDAGOGIA DE PROJETOS: PASSO A PASSO - Thereza Cristina Bordoni.
FAGUNDES, Léa da Cruz - Co-Autoras Luciane Sayuri Sato/ Débora Laurino Maçada -
“Aprendizes do futuro: as inovações começaram!”.
HERNÁNDEZ, F; Montserrat Ventura(1998): A Organização do Currículo por Projetos
de Trabalho – O Conhecimento é um Caleidoscópio.
FRIGOTTO, Gaudêncio(1999): Interdisciplinaridade – Para além da filosofia do sujeito.
NELSON, Bob (2003): Faça o que tem de ser feito e não apenas o que lhe pedem.
MORIN, Edgar (2001): Os Sete saberes necessários à Educação do Futuro.
HOFFMANN, J (2003): Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas em diferentes
áreas do Currículo.
AQUINO J (2003): Indisciplina: O contraponto das escolas democráticas.
ZANCANER, Carmem; Marco Pellegatti (1995): Como captar a mensagem.
PCN – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997)
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora responsável: Cirlei dos Anjos Andrade
Título do relato: LEITURA, PLURALIDADE CULTURAL E TECNOLOGIAS.
Materiais utilizados: Contos africanos, cartolina, tintas, papel canson, giz de cera, lápis de cor, fita adesiva, cola, DVD (Kiriku e a feiticeira) e Internet.
Objetivos:
• Assistir e apreciar o filme “Kiriku”.
• Expor oralmente o enredo das obras lidas;
• Escrever um texto, resumindo a lenda retratada no filme.
• Elaborar e expor um pensamento sobre o filme “Kiriku”.
• Reproduzir a lenda apreciada através de texto não-verbal.
• Utilizar-se da linguagem não verbal para criar painéis.
• Ler textos variados sobre lendas africanas.
• Produzir textos que representem o universo estudado.
JUSTIFICATIVA:
Cabe ao professor oferecer espaços e situações de aprendizagem que permitam aos alunos construir conceitos sem a preocupação em classificá-lo por disciplinas, mas ao contrário, perceber o todo, estabelecer relações significativas entre conhecimentos, expressar seu pensamento, registrar e publicar o que descobrem, partilhando suas idéias com outros sujeitos. Além dessa constatação, esse trabalho, busca, também, o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e desenvolvimento do senso crítico, tão necessário à formação do cidadão, este trabalha objetiva também, oportunizar atividades diferenciadas ao jovem leitor para que o mesmo possa de maneira prazerosa adentrar o universo da leitura.
Os assuntos abordados nas histórias lidas servirão para formar no jovem leitor a consciência coletiva e individual do que seja ser um cidadão livre e atuante, pois constarão de aventuras, preconceitos, mistério e de questões sociais.
PÚBLICO ALVO:
Este projeto destina-se aos alunos do 7º ano da escola “Dunga Rodrigues”.
METODOLOGIA:
Para que o trabalho seja desenvolvido de maneira organizada procuraremos seguir os passos abaixo:
01 – Apreciação do filme “Kiriku e a feiticeira”;
02 – Conversa informal sobre o filme;
03 – Produção individual de Texto resumindo o enredo do filme;
04 – Produção individual de texto não-verbal sobre o filme;
05 – Leituras de outras lendas para compreensão e contextualização;
06 – Produção de texto narrativo a partir do filme apreciado e de todos os textos analisados.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual, através do acompanhamento constante no desenvolvimento das atividades práticas e, da participação e envolvimento no decorrer de todas as etapas propostas.
DURAÇÃO:
O trabalho acontecerá no mínimo em 8 aulas durante o 3º bimestre 2009.
BIBLIOGRAFIA:
FREIRE, Paulo. . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Cortez. 1997.
http://www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/index_arquivos/Page325.htm
Artigo: PEDAGOGIA DE PROJETOS: PASSO A PASSO - Thereza Cristina Bordoni.
FAGUNDES, Léa da Cruz - Co-Autoras Luciane Sayuri Sato/ Débora Laurino Maçada -
“Aprendizes do futuro: as inovações começaram!”.
HERNÁNDEZ, F; Montserrat Ventura(1998): A Organização do Currículo por Projetos
de Trabalho – O Conhecimento é um Caleidoscópio.
FRIGOTTO, Gaudêncio(1999): Interdisciplinaridade – Para além da filosofia do sujeito.
NELSON, Bob (2003): Faça o que tem de ser feito e não apenas o que lhe pedem.
MORIN, Edgar (2001): Os Sete saberes necessários à Educação do Futuro.
HOFFMANN, J (2003): Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas em diferentes
áreas do Currículo.
AQUINO J (2003): Indisciplina: O contraponto das escolas democráticas.
ZANCANER, Carmem; Marco Pellegatti (1995): Como captar a mensagem.
PCN – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário