terça-feira, 1 de setembro de 2009
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ATIVIDADE 3.4 - Compartilhando descobertas
1. CANTINHO DA LEITURA
OBJETIVO: Incentivar a leitura de maneira interessante e agradável.
Sugestão para 2ª Fase/3º Ciclo
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/biblioteca/
2. APRENDENDO COM OS ERROS DOS OUTROS
OBJETIVO: Despertar a curiosidade pela grafia das palavras.
Sugestão de aula para 2ª Fase/3º Ciclo
http://www.youtube.com/watch?v=dGHGIyqnIao
3. Gênero Discursivo: Crônica
OBJETIVO: Refletir sobre o gênero discursivo Crônica.
Sugestão de aula para 1º Ano do Ensino Médio
http://literal.terra.com.br/verissimo/porelemesmo/porelemesmo_lixo.shtml?porelemesmo
http://www.brasilescola.com/sociologia/violencia-nobrasil.htm
http://www.renascebrasil.com.br/f_preconceito.htm
http://www.suapesquisa.com/paises/india/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil
http://www.caestamosnos.org/Pesquisas_Carlos_Leite_Ribeiro/Roquete_Pinto.html
http://www.wikipedia.org/wiki/Roquette-Pinto
RELATANDO A EXPERIÊNCIA COM NOVAS
TECNOLOGIAS
A escola tem sido entendida ao longo da história como um espaço de aprendizagem. E como tal, precisamos compreender que a mesma só terá sucesso garantido se proporcionar experiências que de fato sejam significativas. A meu ver, repensar a escola e a educação no sentido mais amplo é o mesmo que dar a devida importância ao trabalho por projetos.
Só a partir de projetos que possam ser pensados, executados e apresentados pelos próprios alunos é que poderemos ter uma escola menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento. O trabalho por projetos nos dá a exata dimensão dos diversos espaços do conhecimento, dando, também a oportunidade de utilizarmos todas as novas tecnologias disponíveis.
Cada vez mais, eu, como professora, necessito ter sempre a humildade para aceitar que sou apenas uma organizadora dos eventos escolares e, para tal me cabe o compromisso e a responsabilidade de me manter em constante aprendizagem. Preciso estudar sempre com o propósito de compreender como acontece o processo de aprendizagem de cada aluno. A missão que julgo mais difícil é a de fazer com meu aluno encontre o verdadeiro sentido das coisas necessárias ao seu desenvolvimento. Muitas vezes me parece que falta mesmo é uma maior perspectiva de vida. Estamos vivendo momentos de muita crise social. Nossos jovens precisam de um norte para suas vidas e, como as relações humanas tem sido colocada em plano inferior em detrimento de uma sociedade de consumo, ficamos a mercê de conflitos que nem sempre a escola dá ou dará conta. Precisamos sim, cada vez mais, dinamizarmos o uso das novas tecnologias, mas, acima de qualquer coisa é de fundamental importância não nos perdermos enquanto seres humanos.
O professor aprendiz que há em mim está cada vez mais consciente da importância de ser autodidata. Atualmente percebemos que a aquisição de conhecimento só acontece a partir do momento em que exista uma aberta relação entre o que se quer aprender e o caminho a ser percorrido em busca do conhecimento desejado. Tanto para os alunos quanto para os professores percebe-se que há grandes dificuldades em criar estratégias reais de aprendizagem. Há um abismo gerado pelos conflitos próprios dessa relação (diferentes crenças, valores, expectativas, ausência familiar, situação sócio-econômica, etc.) que tem tornado uma tarefa nada fácil “a de equipar esses futuros cidadãos para uma vida de aprendizagem constante”.
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