domingo, 27 de setembro de 2009
Atividade 4.7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias
Currículo é um conjunto de ações desenvolvidas no âmbito escolar; que vão desde a distribuição por disciplinas, até as ações pedagógicas inseridas no projeto educacional da unidade escolar, em consonância com os conteúdos necessários ao desenvolvimento do ser enquanto aprendiz.
No que diz respeito ao desenvolvimento desse currículo, o uso das tecnologias só potencializa as atividades realizadas. Penso que, a integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.
Para que essa integração currículo e tecnologia seja efetivamente uma realidade é necessário cada vez mais investimento na estrutura física escolar e na formação humana de todos que estão à frente do trabalho. Como por exemplo: mais computadores para que todos possam de fato ser atendidos, técnicos de Laboratórios mais preparados para auxiliar o trabalho pedagógico do professor e uma direção escolar envolvida e consciente do seu papel de gestor. O primeiro grande projeto a ser desenvolvido pela escola deve ser esse: compreender as relações estabelecidas entre o currículo escolar e o uso de tecnologias.
No que diz respeito ao desenvolvimento desse currículo, o uso das tecnologias só potencializa as atividades realizadas. Penso que, a integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.
Para que essa integração currículo e tecnologia seja efetivamente uma realidade é necessário cada vez mais investimento na estrutura física escolar e na formação humana de todos que estão à frente do trabalho. Como por exemplo: mais computadores para que todos possam de fato ser atendidos, técnicos de Laboratórios mais preparados para auxiliar o trabalho pedagógico do professor e uma direção escolar envolvida e consciente do seu papel de gestor. O primeiro grande projeto a ser desenvolvido pela escola deve ser esse: compreender as relações estabelecidas entre o currículo escolar e o uso de tecnologias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário